
Herbalismo Amazónico
O rapé é uma medicina utilizada nas tribos amazónicas por xamãs e curandeiros para tratar várias doenças. Ele cura tanto ao nível físico, como mental e espiritual. Harmoniza a tua energia e reconecta-te com a terra e o cosmos. Ajuda-te a viveres o presente.
O rapé é feito de plantas medicinais, resinas e cinza de casca de árvores. Cada rapé é diferente e os ingredientes são colhidos de forma cerimonial mantendo a conexão com a natureza e o mundo dos espíritos.
O rapé é uma medicina sagrada e deve ser tratado como tal. Não tem fins recreativos e é para quem deseja crescer espiritualmente e abrir novos níveis de consciência. Ele limpa e desintoxica o corpo. Tem propriedades antibacterianas, activa o sistema nervoso e melhora a actividade cerebral. Ao nível espiritual, desbloqueia os nossos canais energéticos, equilibra a energia feminina e masculina, ajuda a abrir o chakra do coração e limpa a nossa aura.
Em baixo encontras uma breve explicação de cada planta.
Kaxinawa

Os Kaxinawá constituem uma etnia indígena localizada na fronteira entre o Brasil e o Perú, e falam a língua da família Pano, com pequenas variações na cultura e no idioma entre diferentes tribos. A alquimia do rapé Kaxinawá é tradicional deste povo, tornando-se uma medicina de muita força espiritual e limpeza.
Benefícios: Fortalecimento do espírito, limpeza mental , concentração, foco, relaxamento corporal, redução do stress, diminuição da ansiedade e alívio da depressão.
Yawanawá

Desde os tempos imemoriais, os Yawanawás ocuparam as cabeceiras do Rio Gregório, afluente do Rio Juruá, município de Tarauacá, no estado do Acre – Amazónia Ocidental.
A alquimia do rapé Yawanawá é tradicional deste povo, tornando-se o seu reflexo.
Benefícios: Ele é usado como consagração depois do trabalho, para relaxar. Pode ser usado a qualquer hora e tira o cansaço físico, mental e espiritual. Medicina de meditação profunda.
Tsunu

O pau-pereira faz parte da família das apocináceas.
As características benéficas provêm da sua casca. A casca desta árvore não é apenas conhecida por ser bonita, mas também por ser considerada uma das dez plantas medicinais brasileiras mais importantes. Por isso, o pau-pereira pode beneficiar o tratamento de inúmeras complicações como malária, ausência de apetite, má digestão, tontura, prisão de ventre e febre.
É um rapé de concentração, enraizamento, força e limpeza.
Murici

O murici é uma planta presente em toda a América Latina, onde foram identificadas cerca de 130 espécies de muricis. O nome desta árvore é de origem tupi e significa “árvore pequena”. ⠀
⠀
É anti-inflamatória, inibidora da febre, e ajuda nas questões do tracto gastrointestinal. Reduz os sintomas da constipação comum, incluindo corrimento nasal e dores.⠀
⠀
Como rapé, ajuda no relaxamento corporal, redução do stress, diminuição da ansiedade, angústia e depressão. Actua fortemente no centro físico, limpando e reorganizando as energias que se acumulam no baixo ventre. É muito eficaz nos trabalhos de cura física.⠀
⠀
É um rapé que transmite muita alegria e positividade, especialmente para quem esteja a sentir-se um pouco em baixo.⠀
Mulateiro

Árvore de grande porte, variando de 20 a 35 m de altura. Planta nativa das regiões tropicais da Amazónia, abrangendo Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil .
É um rapé forte que ajuda a libertar as tensões e dores acumuladas nos lobos direito e esquerdo da cabeça. Trabalha forte na cura de desbloqueios energéticos.
O uso sagrado e ritualístico deste rapé está associado à firmeza e concentração da mente no trabalho espiritual .
Mulungu

Ajuda no tratamento de estados emocionais como histeria, insónia, neurose, ansiedade, agitação, depressão e ataques de pânico. Também ajuda no tratamento de doenças como hepatite, esclerose, pressão alta, cistite, epilepsia, insuficiência urinária, gengivite e bronquite asmática.
O efeito calmante pode beneficiar pessoas que sofrem de abstinência de nicotina ou uso de drogas.
Menta

Possui propriedades anti-bacterianas. É um antiespasmódico que ajuda em casos de tosse, constipações, gripe, bronquite, sinusite e laringite. Este rapé também tem na sua composição o Tsunu, trazendo assim todos os benefícios desta casca que está classificada entre as 10 mais importantes plantas brasileiras, devido ao seu alto índice de benefícios medicinais.
Veia de Pajé

Ajuda a prevenir problemas no coração, regula os batimentos cardíacos, ajuda na circulação, alivia cansaço e dores. Muito usado por caciques e pajés.
O Rapé é feito do cipó Veia de Pajé (nome dado pelos Índios Araras Shawãdawa) . Rapé de força, limpeza e conexão.
Guerreiro

O rapé do Guerreiro é feito com a seguinte mistura de plantas:
GUARANÁ: Melhora o desempenho físico, ajuda na concentração, alivia dores de cabeça, ajuda no controle da glicemia, melhora circulação do sangue.
GINSENG: Possui propriedades estimulantes e revitalizantes. Ajuda no tratamento da fadiga, concentração, stress, cansaço físico e mental. Antidepressivo.
CATUABA: Possui acção afrodisíaca. É um estimulante energético, anti-inflamatório, reduz sintomas de depressão e ansiedade. Evita o esgotamento mental.
GINKGO BILOBA: Melhora a circulação, e aumenta o fornecimento de sangue aos tecidos cerebrais. Auxilia em problemas de memória e tonturas.
Sálvia

A sálvia é um potente expectorante e limpa a expectoração em profundidade. Para as mulheres, a sálvia ajuda no tratamento de cólicas, alivia os sintomas da menopausa e auxilia no equilíbrio do sistema hormonal. É um excelente tónico do sistema nervoso, tendo um efeito calmante para quem sofre de ansiedade.
Ajuda no equilíbrio do humor e reduz os sintomas de depressão. Ao nível energético, ela limpa e clareia toda a aura, sendo um rapé bom para quem está a inicar este caminho.
Menta e Cidreira

Combate dores de cabeça, alivia o stress, ansiedade e depressão. Ajuda no relaxamento e melhora o sono.⠀
⠀
Rapé de conexão intensa. Trabalha bem os chakras coronário e cardíaco. Óptimo para meditações profundas. Tem uma energia feminina, trazendo a energia do céu.⠀
7 Ervas

COMPOSIÇÃO: Alfazema, Alecrim, Artemísia, Camomila, Erva Doce, Manjericão e Sálvia + cinzas de tsunu.
Uma medicina que fortalece o sistema imunitário. Funciona como tónico cerebral, aguçando a memória. Combate a ansiedade, depressão e diabetes. Estimula a circulação sanguínea, ajuda no combate contra rinite, sinusite e problemas respiratórios.
Trás clareza nos pensamentos, óptimo purificador energético, ajuda na concentração, meditação e principalmente na lucidez dos sonhos. Auxilia em viagens astrais.
Rapé de força, limpeza, conexão e alinhamento de chakras.
Jurema

Jurema-preta é uma árvore arbustiva, ocorrendo praticamente em quase todo o nordeste brasileiro.
A Jurema ajuda a melhorar a clarividência e a mediunidade. Também é óptima para limpeza energética. No rapé torna-se forte e intensa, proporcionando uma " força" mais profunda. É utilizada por xamãs e líderes espirituais como uma das plantas de maior poder espiritual .
Cactus

Aumento da circulação sanguínea no cérebro e aumento do funcionamento dos neurotransmissores. Ajuda nas perturbações cardíacas, circulatórias, reumatismo, congestões e irritações do coração e palpitações.
Ajuda também na pneumonia, asma por congestão, opressão crónica da respiração e dores de cabeça.
Excelente nas perturbações cardíacas por abuso de café, tabaco, chá e bebidas alcoólicas. Alivia irritações cardíacas sem prejudicar o sistema nervoso.
Peregun

Planta conhecida em algumas regiões brasileiras pelo nome nativo Peregun, muito utilizada pelas culturas afro-brasileiras.
Rapé para limpeza espiritual e energética, que traz muita força e equilíbrio da mente. Traz uma energia muito boa para o corpo todo. Medicina rezada na energia do Orixá Ogun (Deus do ferro e dos caminhos, vencedor de todas e quaisquer batalhas) .
Lavanda

A lavanda é uma planta muito sagrada, utilizada em diversas cerimónias religiosas. Tem uma grande capacidade de limpeza do nosso campo energético mas também abençoa.
Pode ser utilizada no tratamento das insónias, da depressão e da ansiedade, devido à sua acção tranquilizadora. Alivia dores de cabeça, auxilia o sistema digestivo e respiratório, melhora a saúde cardiovascular e desintoxica o organismo.
É um rapé de elevação e concentração.
Shawãdawa

A tribo Shawãdawa também é conhecida pela tribo Arara. "Shawa" significa arara e "dawa" significa família.
Este rapé tem grande capacidade de cura, fortificando o coração e trazendo a mente para o presente. Traz harmonia, paz e equilíbrio. Aumenta a concentração e agudiza a mente.
Ele coloca a mente em sintonia com o corpo, trazendo muita tranquilidade e paz.
Se estás numa fase da vida em que precisas de concentração ou se achas que os pensamentos te dominam, este rapé será muito útil.
Puyanawa

Os Puyanawa vivem em duas aldeiras situadas no município de Mâncio Lima, próximo a Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, no Brasil.
Um rapé forte, que limpa profundamente, aquece, cura, activa e esclarece. Tem notas ardentes, picantes e apimentadas. Óptimo para purgar e limpar energias, pensamentos e entidades pesadas.
Pessoalmente, sentimos um grande relaxamento muscular com este rapé, diminuindo tensão e ansiedade.
Conecta-te à tua energia interna e ajuda-te a ganhares clareza das tuas intenções e propósito de vida.
Yunu

O rapé Yunu é um rapé da tribo Kuntanawa, preparado com casca da árvore Sapota e folhas da árvore Yunu. Em português, esta árvore é conhecida, localmente, como Lourinho.
Os indígenas acreditam que o Yunu é bom para limpar energias densas e negativas que, na maioria das vezes, revelam-se como depressão. Dizem que a depressão surge com o acumular de más decisões no corpo energético. Pensamentos negativos atraem energias negativas e seres que se alimentam deste tipo de energia.
Pessoalmente, este rapé trouxe-nos um sentimento de gratidão pela vida, que faz muita falta a quem passa por momentos de depressão.
Shanenawa

Este rapé vem da tribo Shanenawa. "Shane" significa pássaro azul e "nawa" significa povo estrangeiro, ou seja, Povo Pássaro Azul.
Sentimos uma grande leveza ao tomá-lo. Eleva a nossa energia, trazendo bem-estar, alegria e abertura para a vida.
Trabalha os chakras superiores, principalmente o da coroa. Bom para quem está a passar desafios e sente-se "em baixo".
Rapé de força média.
Hayapé

Este rapé é feito da força da Abuela com cinza de tsunu. É usado tradicionalmente, no final do dia, para meditar.
Ele acalma, alivía o stress, traz conforto e segurança.
Pessoalmente, trouxe-nos muita dessa tranquilidade e conforto que os indígenas falam. Sentimos uma grande activação da energia do coração e dos braços e mãos. A energia flui e as mãos vibram. Pode ser útil para terapeutas que utilizam as mãos como ferramenta de cura.
Enraiza, limpa e traz clareza.
Apurinã

O rapé Apurinã é um rapé muito especial, feito com Awiri, uma planta que cresce nas margens do rio Acre. Só poder ser preparado durante a estação seca, por isso, é considerado raro.
Ao contrário dos outros rapés, a Awiri não é fermentada. Simplesmente secam as folhas e trituram-nas. Tem uma cor verde esmeralda e não leva cinza.
Abre uma linda conexão com os espíritos da floresta e a Mãe Terra. Ajuda a abrir os sentidos e dá clareza.
Não é um rapé de limpeza, como os outros. Meditação, introspecção e conexão com a força da mata.
Teté Pawã

Este é um rapé consagrado à energia do Gavião Real, também conhecido por Harpia. A Harpia é um animal muito sagrado para os povos amazónicos, ligado ao espírito do próprio pajé. Simboliza coragem e acção.
Ao tomares este rapé podes entrar em contacto com este espírito animal e ele tornar-se-á um guia na tua jornada.
Limpa os pensamentos e traz força e firmeza. Orienta-te e eleva-te nos teus estudos espirituais. É um grande aliado para quem quer trabalhar o eixo céu-terra.
Vem da tribo Kuntanawa. Os seus membros afirmam que este rapé os ajuda a ganhar força e clareza para tomarem decisões de forma empoderada e seguirem o melhor caminho possivel.
Nukini

Os Nukini vivem perto da fronteira com o Perú, nas profundezas da Amazónia brasileira.
Este é um rapé forte e fresco. É utilizado pelos indígenas para diversos fins: obter clareza, curar e reduzir o stress, limpeza interna e em cerimónias.
Dizem que a tribo Nukini utiliza duas plantas únicas, que são consideradas sua especialidade: Shuané e Haianí. Ambas as plantas ainda não foram botanicamente identificadas.
É um rapé que traz limpeza, alinhamento, abertura e chamada à presença.
Em grande quantidade, pode trazer purga. Pode aumentar o foco, liberar emoções e proporcionar efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios.
O povo Nukini utiliza o rapé em cerimónias e acredita ser uma poderosa ferramenta de transformação pessoal e coletiva. Oferece protecção, física e espiritual.
Anis Estrelado

Se gostam do cheiro e sabor de especiarias, vão adorar este rapé.
Ele abre as vias respiratórias e os chakras superiores, trazendo claridade e tranquilidade. Abranda o tempo e passamos a notar os detalhes à nossa volta: o movimento de cada árvore, o ritmo da chuva, o voo dos pássaros…
O anis estrelado tem inúmeras propriedades medicinais. É um antibacteriano e antiviral poderoso e por isso é um dos ingredientes principais do Tamiflu, medicamento utilizado no tratamento da gripe A ou B.
Também estimula as enzimas digestivas para quem sofre de problemas de digestão. Como é rico em vitaminas do complexo B, actua no sistema nervoso e cérebro.
Pode ser um aliado para as mulheres, visto ajudar em questões menstruais e aumentar a produção de leite materno.
Pura medicina, dentro desta pequena estrela aromática! ⭐️
Emburana

A Emburana é uma árvore nativa do Brasil com casca avermelhada e flores brancas perfumadas. Pode chegar até aos 10 metros de altura.
A Emburana está muito ligada às vias respiratórias e ajuda em casos de asma, bronquite, gripe, constipação, tosse e infecção pulmonar. Perfeita para os tempos de Inverno que se avizinham.
Como todos os rapés, ajuda a centrar, enraizar e a limpar energias densas.
Cacau e Rosa Branca

Que lindo rapé! Trás calma, tranquilidade, paz, conectando-te ao princípio feminino. A rosa lembra-me sempre do rosário e do incrível poder da oração, do rezo.
Recorda-te que fazes parte da terra e não estás separado dela. Que não estás sozinho(a) e que o mundo invisível acompanha-te. Resgata a confiança esquecida.
Enraiza e expande o coração.
Samauma

Já andávamos a querer experimentar o rapé de samaúma há algum tempo. Quando estive no Perú, tive um breve contacto com esta árvore magnífica e ficou a vontade de a sentir mais. Ninguém fica indiferente à sua presença, nem que seja pelo tamanho!
Ela é venerada pelas tribos como uma mãe, onde habitam muitos espíritos da floresta. As tribos acreditam que, na sua base, existe uma porta que permite a passagem entre o mundo humano e o mundo espiritual.
Este rapé traz-nos muita sabedoria. Sentimos o tronco e as imensas raízes da samaúma dentro do nosso ser, fazendo a ligação entre o céu e terra. Ajuda-nos a criar estrutura e fortaleza mas sem rigidez. Sente-se a presença feminina e protectora.
Bashawa

É uma planta cicatrizante, antigripal, depurativa e antioxidante. Ajuda em caso de gripes, constipações, bronquites e problemas de má circulação.⠀
⠀
Tem uma energia forte e é um rapé de elevada vibração. Abre a intuição e a conexão mental e trás clareza de pensamento, libertando a rigidez mental.⠀
Artemísia

Este é um rapé muito feminino, ligado ao poder da Lua, auxiliando no processo de sonhos lúcidos, projecção astral, estimulando o transe meditativo e a visão.
Ao nível físico, pode ajudar com dores de cabeça, depressão e problemas de circulação. Ajuda a regular o ciclo menstrual e a combater os sintomas da menopausa.
A nós, tem-nos trazido bonitas meditações, cheias de visões.
Canela de Velho

O rapé Canela de Velho vem da planta Miconia albicans, também conhecido como quaresmeira-de-flor-branca.⠀
⠀
Está muito ligado ao chakra do plexo solar, desbloqueando pensamentos repetitivos e nocivos. Ajuda-nós a aceder memórias antigas e a entrar em contacto com a nossa ancestralidade.⠀
⠀
Possui substâncias anti-inflamatórias e analgésicas, ajudando em vários tipos de dores. Actua no sistema circulatório e diminui a taxa glicémica, ajudando em caso de diabetes.⠀
⠀
Possui muitos nutrientes que actuam como tónico digestivo, agindo contra doenças estomacais e intestinais.
Palheira

Este é um rapé original da comunidade Shanenawa. Tem força média e notas apimentadas. É feito da cinza de uma palmeira, da família das arecaceae.
Acalma a mente e pode levar a estados profundos de meditação contemplativa e serenidade. Os indígenas dizem que atrai energias positivas para o trabalho do dia-a-dia.
Pessoalmente, sentimo-lo como um rapé tranquilizador, bom para quem está a precisar de paz na sua vida.
Jatobá

O rapé de jatobá é feito a partir da casca da árvore de jatobá, que é nativa da América do Sul e amplamente utilizada na medicina tradicional de várias tribos indígenas.
Algumas das propriedades e benefícios do rapé de jatobá são:
◈ Propriedades energéticas: O jatobá é considerado um estimulante natural e pode ajudar a aumentar os níveis de energia e a combater a fadiga.
◈ Propriedades digestivas: O jatobá é conhecido ppela suas propriedades digestivas e pode ajudar a aliviar problemas estomacais, como indigestão e diarreia.
◈ Propriedades anti-inflamatórias: O jatobá tem propriedades anti--inflamatórias, que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo e aliviar dores e desconfortos associados a problemas inflamatórios.
◈ Propriedades expectorantes: O jatobá é considerado um expectorante natural e pode ajudar a aliviar sintomas de problemas respiratórios, como tosse e congestão nasal.
Eucalipto

Todos nós conhecemos o eucalipto, que cresce em ambundância no nosso país.
É uma árvore com inúmeras propriedades medicinais: tónico do sistema respiratório e circulatório, antibacteriano, anti-séptico, expectorante e descongestionante nasal. Indicado para bronquite aguda e crónica, sinusite e constipações.
Como rapé, ele é refrescante e calmante. Nutre o corpo através do aumento da oxigenação. Ajuda com dificuldades de expressão e desconexão com o mundo.
Energeticamente, o eucalipto ajuda a dissolver a melancolia e a tristeza profunda nos corpos emocional e mental.
Pixuri

O Rapé Pixuri é feito a partir da casca de uma planta chamada “Triplaris surinamensis”.
A planta Pixuri é nativa da Amazónia e é amplamente utilizada pelas comunidades indígenas, que reconhecem as suas propriedades medicinais e espirituais.
Tradicionalmente, ele é utilizado para purificação, limpeza energética, foco mental, concentração, clareza espiritual e conexão com os planos superiores.
Auxilia na expansão da consciência, na conexão com a natureza e no fortalecimento do sistema imunológico. Ajuda em dores corporais, insónia, problemas estomacais, cólicas, problemas respiratórios, gripes e resfriados. Alívia dores de cabeça e é calmante.
Jurema Branca

De vibração mais suave e sutil do que a Jurema Preta, este rapé é como uma brisa fresca no calor do meio-dia. Convida à clareza, à leveza e ao equilíbrio emocional.
🔹 Propósito: Perfeito para momentos de conexão, paz interior e alinhamento energético.
🔹 Energia: Suave, purificadora e iluminadora.
🔹 Uso: Excelente para práticas meditativas ou quando precisamos de um "abraço" energético.



